quinta-feira, 30 de abril de 2009

A coisa ta feia...

Recession talvez seja a palavra mais ouvida nas ruas de Dublin, e nao eh por acaso... dificilmente consigo assistir as reportagens nos noticiarios, mas quase todos os dias leio algo nos jornais gratuitos que sao distribuidos nas ruas (Metro e Herald), e eh impressionante... realmente a recessao esta pegando!
Na semana passada, uma gigante das lojas de conveniencias chamada Londis anunciou vagas atravez de folhetos colados nas vitrines das lojas da rede, agendando para um unico dia a entrega dos CV's. Seriam aproximadamente 100 vagas disponiveis para trabalhar em 10 novas lojas, na funcao de Sales Assistant (padaria, caixa, estoque, etc...). Os comentarios sao de que a fila chegou a mais de 3 mil pessoas.
Sempre tem alguem para registrar: http://www.youtube.com/watch?v=Cf31q4TC790
- O jornal The Independent comentou este dia falando que 50% das pessoas que estavam na fila eram brasileiros, 5% irish, e o restante divido entre outras nacionalidades. Pelo que da para ver no video, os 45% restantes seriam indianos, mauricios , paquistaneses e xinguilingues.
... e as noticias daqui estao por toda a parte, ateh no Brasil... esta materia saiu na Folha ontem:
Existe uma comunidade no Orkut chamada Dublin para brasileiros onde muita gente tira duvidas e debate assuntos relacionados a vida aqui na Irlanda, e por incrivel que pareca, mesmo nos topicos onde se debate a crise, citando casos reais e sempre demonstrando a fonte da informacao, aparecem alguns olhos-do-cu dizendo que estas historias nao passam de chacotinhas para evitar a vinda de mais brasileiros. Se mesmo com os avisos de que 1 emprego eh perdido a cada 5 minutos e que simplesmente nao ha verba para o pagamento dos seguros-desemprego estes animaizinhos se comovem, nao ha nada o que se possa fazer... Destes eu tenho pena!
Quando cheguei em novembro passado, ainda existiam vagas de emprego nos pubs e restaurantes, e na minha escola somente no turno da tarde existiam 7 turmas abertas. Hoje em dia, 5 meses depois, as vagas estao extintas e resta apenas 1 turma aberta no turno da tarde. Muita gente voltou e quem gostaria de vir, mudou o rumo da viagem... sabia decisao!
O Tigre Celta esta virando um gatinho, e isto eh de deixar qualquer um borrado! ... a economia que mais cresceu nos anos 90 e inicio dos 2000 sera a mais afetada nestes tempos de crise... e eu estou aqui!!! :o(

2 comentários:

  1. Oi Barolho, é a namorada do Alex, Pri, como estão as coisas aí apesar da crise? Ainda está tocando no bar? Eu e o Alex sempre damos uma espiadinha aqui quando podemos. Abraços e sucesso a vcs aí!

    ResponderExcluir
  2. Eae Pri, blzinha?
    Desculpa nao ter respondido antes... foi mal...
    Nao estou mais tocando desde o inicio de maio. Fui fumado!!! hehehe... minha carreira internacional foi relampago, mas divertida!!!

    ResponderExcluir